ARTIGO - Hemorragia Digestiva, causas, sinais de alerta e tratamento.

Causas, sinais de alerta e tratamento da Hemorragia Digestiva

Trp. Psic. Jackson Maier, tem formação em Psicanálise Clínica e Terapia Ortomolecular, com especialização em Medicina Germânica e Psicoterapia de Resultados , atuando em 2 renomadas Clínicas Médicas em Joinville, Araquari/SC.


Hemorragia pode ocorrer em qualquer região do trato digestivo (gastrointestinal ou GI), da boca ao ânus. O sangue pode ser facilmente visto a olho nu (exposto) ou ocorrer em quantidades muito pequenas para ser visível (oculto). 

Hematêmese é o sangue visível no vômito. Hematêmese indica que a hemorragia provém do aparelho digestivo superior, normalmente do esôfago, estômago ou da primeira parte do intestino delgado. Quando se vomita sangue, este pode apresentar um tom vermelho vivo se a hemorragia for ativa e contínua. Alternativamente, o sangue vomitado também pode ter aspecto de borra de café. Ele resulta de hemorragia que diminuiu ou parou, e o sangue se parece com borra de café porque foi parcialmente digerido pelo ácido no estômago.

Já abordamos inclusive neste Site, sobre a Retocolite Ulcerativa, conforme o Terapeuta Jackson Maier.


Veias expandidas no esôfago (varizes esofágicas)

O Paciente que perdeu apenas uma pequena quantidade de sangue pode se sentir bem no demais. Porém, a perda considerável e súbita de sangue pode ser acompanhada de pulso acelerado, pressão arterial baixa e redução do fluxo urinário. 

O Paciente também pode apresentar as mãos e pés frios e úmidos. A hemorragia grave pode reduzir o fluxo de sangue para o cérebro, causando confusão, desorientação, sonolência e até mesmo pressão arterial extremamente baixa


Vasos sanguíneos anormais (angiodisplasia) no intestino

A perda lenta e crônica de sangue pode causar sinais e sintomas de baixa contagem sanguíne (Anemiatais como fraqueza, cansaço fácil, palidez, dor torácica e tontura. 

O Terapeuta Ortomolecular Jackson Maier destaca a possibilidade que Pacientes com doença cardíaca isquêmica de base venham a desenvolver dor torácica (angina) ou um ataque cardíaco (infarto do miocárdio) devido ao menor fluxo de sangue para o coração.


CAUSAS:

As causas mais comuns de hemorragia digestiva alta são

·         Úlceras ou erosões do esôfago, estômago ou duodeno

·         Veias expandidas no esôfago 

·         Um ferimento no revestimento do esôfago após vômito 

 

As causas mais comuns de hemorragia digestiva baixa são

·         Pólipos do intestino grosso

·         Doença diverticular

·         Hemorroidas

·         Vasos sanguíneos anormais (angiodisplasia, malformações arteriovenosas.

·         Doença inflamatória intestinal

·         Câncer de cólon

 

 

Pacientes com doença hepática alcoólica crônica ou hepatite crônica, que têm distúrbios de coagulação sanguínea hereditários ou que estão tomando determinados medicamentos são mais propensas a ter sangramento por qualquer causa e, possivelmente, mais grave. A doença hepática aumenta a probabilidade de sangramento, pois quando o fígado funciona mal, produz uma quantidade menor de proteínas que ajudam o sangue a coagular.


O CUIDADO COM MEDICAMENTOS !!

 

Os MEDICAMENTOS que podem causar ou piorar o sangramento incluem

·         Anticoagulantes (tais como heparinavarfarinadabigatranaapixabanarivaroxabana e edoxabana)

·         Aqueles que afetam a função plaquetária (tais como aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides [AINEs] e clopidogrel)

·         Aqueles que afetam o humor ou a saúde mental (tais como inibidores seletivos de recaptação da serotonina [ISRSs])

·         Aqueles que afetam a barreira protetora do estômago contra o ácido (tais como AINEs)


SINAIS DE ALERTA:

Em Pacientes com hemorragia digestiva, certos sintomas e características são motivo de preocupação. Incluem

·         Desmaio (síncope)

·         Sudorese (diaforese)

·         Frequência cardíaca acelerada (mais de 100 batidas por minuto)

·         Eliminar mais de uma xícara (250 mililitros) de sangue junto com as fezes ou vômito.

Atendimentos presenciais e opção de Tele Atendimento



TRATAMENTO:

Conforme o Terapeuta Ortomolecular Jackson Maier, após avaliação médica, o Tratamento Ortomolecular consiste principalmente em alimentação leve. 

Deve ser a base de vegetais cozidos, carnes magras, frutas sem casca e cozidas e cereais sem glúten. Informe-se sobre a Prevenção e Tratamento completo.

Deve-se ainda ter uma adequada ingesta hídrica, sendo de cerca de 3 litros de água e/ou sucos naturais ao dia. Os alimentos a serem evitados incluem os de difícil digestão.

Consulte seu Terapeuta Ortomolecular regularmente, para PREVENÇÃO de enfermidades, baseadas na Medicina Germânica.

Interessante ter conhecimento sobre os hábitos que você deve ter para manter seu intestino saudável.

(*) Cantor de 17 anos de Alagoas morre após Hemorragia Digestiva - Reportagem completa no Portal UOL de 21/01/2024 - Coluna Splash.